Subscribe News Feed Subscribe Comments

Reprodução sexuada nas plantas


Gineceu- tem origem da palavra grega “gynaiko” que significa mulher. Consiste num conjunto dos órgãos femininos da flor, que se designa por capelo.
O carpelo, localizado quase sempre no centro da flor, é constituído pelo estigma, estilete e ovário (contém um ou mais óvulos, também desinados por megasporângios).

Androceu- tem origem da palavra grega “andrós” que significa homem. Consiste num conjunto dos órgãos masculinos da flor, que se designa por estame.

O estame, cuja função é produzir grãos de pólen, é constituído pelo filete e pela antera.



Fig.1- Estrutura de uma planta com flor



Fig.2- Estrutura de uma planta com flor
Imagens obtidas de:

Reprodução sexuada

1. Porque razão a conquista do ambiente terrestre pelos animais foi acompanhada por alterações na reprodução?
A conquista do ambiente terrestre pelos animais foi acompanhada por alterações na reprodução porque no ambiente aquático bastava largar os gâmetas que a água os unia enquanto que no ambiente terrestre isso já não era possível e os animais tiverem de se adaptar a essas mesmas condições.

2. Classifica a reprodução evidênciada no filme.
O tipo de reprodução evidenciada pelas lesmas é a reprodução sexuada, pois existe a participação de gâmetas e ocorre fecundação. Estes animais são bissexuais, porque as lesmas apresentam ambos os sexos e apresentam fecundação interna, pois esta ocorre no interior do organismo. Estes animais são hermafroditas insuficientes, pois precisam de um parceiro para se reproduzirem, ou seja têm a necessidade de trocar de gâmetas.

3. Indica estratégias comportamentais utilizadas pelas lesnmas e que foram observadas no flme.
As estratégias comportamentais utilizadas pelas lesmas, que foram observadas no filme foram o rasto de muco deixado por uma fêmea e o facto de as lesmas subirem para uma árvore pois a reprodução era mais segura.

Acidente vascular cerebral

*O que é um Acidente Vascular Cerebral?

Um acidente vascular cerebral (AVC) também é designado por derrame cerebral e é uma doença de início súbito.
Um AVC é caracterizado pela interrupção da irrigação sanguínea das estruturas do encéfalo, ou seja, ocorre quando o sangue que sustenta o cérebro com oxigénio e glicose deixa de atingir a região ocasionando a perda da funcionalidade dos neurónios. Por outras palavras, um AVC leva a que uma parte do cérebro pare repentinamente de funcionar. O doente que sofre um AVC muitas vezes não tem consciência de que algo vai mal com ele até que ocorram os sintomas de fraqueza ou de paralisia de um dos lados do corpo (hemiplegia) É comum que a pessoa perca a fala (afasia) ou que tenha problemas visuais ou respiratórios.
Quando uma artéria fica obstruída o cérebro não vai ser alimentado pelo sangue e a região que a artéria alimenta morre por falta de oxigenação de nutrientes. A área prejudicada é geralmente pequena e vai-se dilatar pelo inchaço e vai pressionar o resto do cérebro. Os derrames também podem ser causados por hemorragias cerebrais causadas pelo rompimento dos vasos sanguíneos cerebrais. Com isto, o sangue chega ao cérebro com muita pressão e prejudica as células e fibras nervosas (nervos).


*Quais são os factores de risco?

Para se ter um AVC existem alguns factores de risco, como por exemplo: o tabagismo, idade, diabetes obesidade, consumo excessivo de bebidas alcoólicas, colesterol, trombose, doenças cardíacas e hipertensão arterial.
Uma das causas da trombose é a inflamação nas artérias que pode ocorrer por problemas do próprio vaso no decorrer de alguma infecção grave noutra parte do corpo.
As doenças cardíacas causam distúrbios ao coração e ao cérebro. Nas doenças do coração formam-se coágulos nas válvulas ou nas paredes internas do coração e esses coágulos costumam cair na circulação sanguínea e atingir o cérebro ocasionando derrames.
A hipertensão arterial é o principal factor de risco do AVC. Normalmente, a pressão arterial tem um valor médio mas quando esse valor estiver acima do normal a pessoa tem hipertensão arterial.

*Como prevenir?

Algumas das medidas para se prevenir um AVC são: fazer exames periódicos, ter uma alimentação saudável, fazer exercício físico, não consumir de uma forma exagerada bebidas alcoólicas e não fumar.
No entanto, existem pessoas com um maior risco de terem um AVC como é o caso dos diabéticos, dos hipertensos, dos fumadores, pessoas com colesterol sanguíneo elevado e com problemas cardíacos.


*Livros consultados:

™ “O Médico da Família” – “Saúde e bem-estar com perguntas e respostas” – Volume I – Nova Cultural - Páginas desde a 53 até à 58.

Este livro informa-nos sobre o que é um AVC, quais as principais causas e danos causados por um derrame, doenças que causam um derrame, quais as pessoas que correm mãos riscos, sintomas, tratamento e prevenção.

™ “Saúde da Família” – “Grande Enciclopédia Médica” – Volume I – Páginas desde a 14 até à 19.
Este livro instrui-nos sobre o que é um AVC, como se desenvolve ou se adquire, o que se sente, comi o médico pode fazer o diagnóstico e como se trata e como se previne.


Site pesquisado:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Avc

Este site apresenta-nos uma caracterização de um AVC, os tipos de AVC, a reabilitação, os sintomas e identificação, tratamento, consequências e principais factores de riscos.


Imagens relacionadas com um AVC:


Fig. 1

Fig.2

Fig.3
Fig.4

Fig. 5

Fig.6

Fig.7

Video de um acidente vascular cerebral:

 
TNB