Subscribe News Feed Subscribe Comments

Reproduçao sexuada nas plantas

Gineceu – tem origem da palavra grega “gynaiko” que significa mulher. Consiste num conjunto dos órgãos femininos da flor, que se designa por carpelo. Os carpelos são constituídos pelos estigmas, estiletes e ovários, localizando-se, em quase todos os casos, no centro da flor.O ovário contém um ou mais óvulos, também designados por megasporângios.
O gineceu é designado como sincárpico se for formado por um ou mais carpelos fundidos na base e é classificado como apocárpico se os carpelos aparecem distintos uns dos outros.


Androceu – tem origem da palavra grega “andrós” que significa homem. Consiste num conjunto dos órgãos masculinos da flor, que se designa por estame. O estame, cuja função é produzir grãos de pólen, é constituído pelo filete e pela antera. Cada estame é uma folha modificada especificamente para a função reprodutiva. No androceu, os órgãos sexuais masculinos passam por um processo de formação de
esporos, os grãos de pólen, conhecido como microsporogênese ou gametogênese masculina. Este processo ocorre com as células da parede interna da antera, que possui as células-mãe do pólen.


Fig. 1 -Estrutura de uma planta com flor



Fig.2 -Estrutura de uma planta com flor

Imagens obtidas de:
http://images.google.pt/images?hl=pt-PT&um=1&ei=AAvFSdGyL5yGsAam1oH4Cg&sa=X&oi=spell&resnum=0&ct=result&cd=1&q=gineceu+e+androceu&spell=1PT&um=1&ei=AAvFSdGyL5yGsAam1oH4Cg&sa=X&oi=spell&resnum=0&ct=result&cd=1&q=gineceu+e+androceu&spell=1

0 comentários:

 
TNB